[Pfsense-pt] Pfsense plataforma Hyper-V não reconhece velocidade da placa física.
Esrom
2018-04-02 17:13:34 UTC
Bom tarde,

O Pfsense 2.4.2 está instalado em uma máquina virtual na plataforma
Hyper-V(Windows Server 2008 r2), tenho um link dedicado nesse Firewall de
10/10Mbps que navega com essa respectiva velocidade há pelo menos quatro
anos(a velocidade da placa física está como "auto selecionar", no status
das interfaces aparece como "100baseTX-fullduplex".

Foi adicionado um link de 120Mbps para complementar a navegação(antigamente
tinha 35Mbps em 100BaseTX, tenho no cenário um grupo de Gateway para essa
configuração). Percebi que ao navegar por fora do firewall eu consigo
chegar à 120Mbps, mas quando passa pelo Firewall ele vai no máximo à
54Mbps. A placa de rede de servidor é Gigabit mas o Pfsense não reconhece
essa velocidade.

Aqui na estrutura de rede tenho uma outra camada de Firewall que trabalha
respectivamente com vários links em outra estrutura física de rede e o
Pfsense reconhece todas a placas de rede gigabit com 1000BaseT FullDuplex.
Os dois estão com a mesma versão.

Alguém da lista já teve algum problema parecido? O Pfsense não reconhecer a
velocidade da placa física virtualizado ou não?

Obrigado.
fabio moraes
2018-04-03 12:04:18 UTC
Bom dia!!

Curiosidade, qual o chipset da N.I.C ? (Network interface card).
Intel, marvel, broadcom, etc..

att:

Fábio B. Moraes

*Fones: (53) 98112.1173 (51) **99835.1283*

Esrom
2018-04-03 13:04:08 UTC
Bom dia,

O chipset é HP, o servidor que virtualiza esse cenário é um hp proliant
dl360p gen8 com um placa de rede de 4 portas.
fabio moraes

Eduardo Rigler
2018-04-04 00:46:03 UTC
Post by fabio moraes
Boa noite,
O host, é ? Xen, KVM, Vmware?
Windows Server 2008 R2, foi falado no primeiro post :-)

@tópico: Desconfio que alguma incompatibilidade com o adaptador de rede
(host <=> VM). Tentou outros modelos? Tem VLANs nas interfaces?

Eu configuraria outra VM em paralelo para fazer alguns testes desse tipo.

[]'s
Post by Esrom
Bom tarde,
O Pfsense 2.4.2 está instalado em uma máquina virtual na plataforma
Hyper-V(Windows Server 2008 r2), tenho um link dedicado nesse
Firewall
Post by Esrom
de
fabio moraes
2018-04-04 12:33:09 UTC
Ah, falha minha...
Sry, human detected...lol...
Formata tudo e coloca um sistema operacional mais moderno..

Post by Esrom
Bom tarde,
O Pfsense 2.4.2 está instalado em uma máquina virtual na plataforma
Hyper-V(Windows Server 2008 r2), tenho um link dedicado nesse
Firewall
Post by Esrom
de
Post by Esrom
tinha 35Mbps em 100BaseTX, tenho no cenário um grupo de Gateway
para
Post by fabio moraes
Post by Esrom
essa
Post by fabio moraes
Post by Esrom
Post by fabio moraes
Post by Esrom
Post by fabio moraes
Esrom
2018-04-04 12:49:45 UTC
Bom dia,

Se fosse pra formatar tudo eu não tinha compartilhado o problema com os
membros da lista, até porque não tenho só um firewall nesse server. Vou
trabalhar nas possibilidades de VMware ou Docker(não sei se é compatível,
se alguém já usou poderia me informar se é estável?).
Post by Eduardo Rigler
Post by Eduardo Rigler
Post by fabio moraes
Post by Esrom
Post by fabio moraes
Post by Esrom
Hyper-V(Windows Server 2008 r2), tenho um link dedicado nesse
Firewall
Post by Esrom
de
Post by Esrom
tinha 35Mbps em 100BaseTX, tenho no cenário um grupo de Gateway
para
Post by fabio moraes
Post by Esrom
essa
Post by fabio moraes
Post by Esrom
Post by Eduardo Rigler
Post by fabio moraes
Post by Esrom
Post by Eduardo Rigler
Post by fabio moraes
jorhardware
2018-04-04 13:15:00 UTC
XenServer, perde performance pra caramba! Usava para OpenVPN, leg de 3 a 4
segundos na área de trabalho remoto no ponteiro do mouse, fiz o backup e
restaurei no ServerU Netmap L-400 ficou 100%, desisti de usar o pfsense em
vitual!
Post by Eduardo Rigler
Post by fabio moraes
[...]
Post by fabio moraes
Post by Eduardo Rigler
[]'s
Post by Eduardo Rigler
Post by Eduardo Rigler
Post by fabio moraes
Post by Esrom
Post by fabio moraes
Post by Esrom
Hyper-V(Windows Server 2008 r2), tenho um link dedicado nesse
Firewall
Post by Esrom
de
Post by fabio moraes
Post by Esrom
10/10Mbps que navega com essa respectiva velocidade há pelo
menos
Post by fabio moraes
Post by Eduardo Rigler
Post by fabio moraes
Post by Esrom
quatro
Post by fabio moraes
Post by Esrom
anos(a velocidade da placa física está como "auto selecionar",
no
Post by fabio moraes
Post by Eduardo Rigler
Post by fabio moraes
Post by Esrom
status
Post by Esrom
tinha 35Mbps em 100BaseTX, tenho no cenário um grupo de Gateway
para
Post by fabio moraes
Post by Esrom
essa
Post by fabio moraes
Post by Esrom
Post by Eduardo Rigler
Post by fabio moraes
Post by Esrom
Post by fabio moraes
Post by Esrom
essa velocidade.
Aqui na estrutura de rede tenho uma outra camada de Firewall
que
Post by fabio moraes
Post by Eduardo Rigler
Post by fabio moraes
Post by Esrom
trabalha
Post by Eduardo Rigler
Post by fabio moraes
Post by Esrom
Post by Esrom
velocidade da placa física virtualizado ou não?
Obrigado.
Juliano Oliveira
CEL: 21-98214-9719
Eduardo Rigler
2018-04-04 13:21:17 UTC
Post by jorhardware
[...]
+1. Tenho alguns pfSense nas redes que administro há anos, todos em
máquinas físicas de configurações bem modestas e relativamente antigas,
nunca tive problema.

Tenho um parque grande com Vmware e nem me passa pela cabeça subir uma VM
com pfsense. Cada um no seu quadrado.

[]'s
Post by Esrom
Post by fabio moraes
Post by Eduardo Rigler
(host <=> VM). Tentou outros modelos? Tem VLANs nas interfaces?
Eu configuraria outra VM em paralelo para fazer alguns testes desse
tipo.
Post by fabio moraes
Post by Eduardo Rigler
[]'s
Post by Eduardo Rigler
Post by Esrom
Post by fabio moraes
Post by Eduardo Rigler
Post by fabio moraes
Post by Eduardo Rigler
Post by fabio moraes
Post by Esrom
Post by fabio moraes
Post by Esrom
Hyper-V(Windows Server 2008 r2), tenho um link dedicado nesse
Firewall
Post by Esrom
de
Post by fabio moraes
Post by Esrom
10/10Mbps que navega com essa respectiva velocidade há pelo
menos
Post by fabio moraes
Post by Eduardo Rigler
Post by fabio moraes
Post by Esrom
quatro
Post by fabio moraes
Post by Esrom
anos(a velocidade da placa física está como "auto
selecionar",
Post by Esrom
no
Post by fabio moraes
Post by Eduardo Rigler
Post by fabio moraes
Post by Esrom
status
Post by Esrom
tinha 35Mbps em 100BaseTX, tenho no cenário um grupo de
Gateway
Post by Esrom
Post by fabio moraes
Post by Eduardo Rigler
para
Post by fabio moraes
Post by Esrom
essa
Post by fabio moraes
Post by Esrom
Post by Eduardo Rigler
Post by fabio moraes
Post by Esrom
Post by fabio moraes
Post by Esrom
54Mbps. A placa de rede de servidor é Gigabit mas o Pfsense
não
Post by Esrom
Post by fabio moraes
Post by Eduardo Rigler
Post by fabio moraes
Post by Esrom
reconhece
Post by fabio moraes
Post by Esrom
essa velocidade.
Aqui na estrutura de rede tenho uma outra camada de Firewall
que
Post by fabio moraes
Post by Eduardo Rigler
Post by fabio moraes
Post by Esrom
trabalha
Post by Eduardo Rigler
Post by fabio moraes
Post by Esrom
Post by fabio moraes
Post by Esrom
Pfsense reconhece todas a placas de rede gigabit com
1000BaseT
Post by Esrom
Post by fabio moraes
Post by Eduardo Rigler
Post by fabio moraes
Post by Esrom
Post by fabio moraes
FullDuplex.
Post by Esrom
Os dois estão com a mesma versão.
Alguém da lista já teve algum problema parecido? O Pfsense
não
Post by Esrom
Post by fabio moraes
Post by Eduardo Rigler
Post by fabio moraes
Post by Esrom
Post by fabio moraes
reconhecer a
Esrom
2018-04-04 13:28:04 UTC
Tenho na estrutura dois servidores físicos com PFSense em topologias
distintas, a opção por virtualizar por por falta de espaço. O detalhe é que
esse server rodava muito bem com o link dedicado 10/10Mbps e um adicional
de 35/15Mbps, agora com 120/50Mbps está complicado. Nos outros servidores a
velocidade 1000BaseTX full duplex reconhece o 120Mbps, mudando pra 100 fica
até 50Mbps.

Vou continuar pesquisando, se eu encontrar alguma limitação, eu envio na
lista pra complementar a base de informações.

Obrigado!
Post by Esrom
Post by fabio moraes
Post by Eduardo Rigler
(host <=> VM). Tentou outros modelos? Tem VLANs nas interfaces?
Eu configuraria outra VM em paralelo para fazer alguns testes desse
tipo.
Post by fabio moraes
Post by Eduardo Rigler
[]'s
Post by Eduardo Rigler
Post by fabio moraes
Post by Esrom
dl360p gen8 com um placa de rede de 4 portas.
Post by Esrom
Post by fabio moraes
Post by Eduardo Rigler
Post by fabio moraes
Post by Eduardo Rigler
Post by fabio moraes
Post by Esrom
Post by fabio moraes
Post by Esrom
Hyper-V(Windows Server 2008 r2), tenho um link dedicado
nesse
Post by jorhardware
Post by Esrom
Post by fabio moraes
Post by Eduardo Rigler
Post by fabio moraes
Firewall
Post by Esrom
de
Post by fabio moraes
Post by Esrom
10/10Mbps que navega com essa respectiva velocidade há pelo
menos
Post by fabio moraes
Post by Eduardo Rigler
Post by fabio moraes
Post by Esrom
quatro
Post by fabio moraes
Post by Esrom
anos(a velocidade da placa física está como "auto
selecionar",
Post by Esrom
no
Post by fabio moraes
Post by Eduardo Rigler
Post by fabio moraes
Post by Esrom
status
Post by Esrom
tinha 35Mbps em 100BaseTX, tenho no cenário um grupo de
Gateway
Post by Esrom
Post by fabio moraes
Post by Eduardo Rigler
para
Post by fabio moraes
Post by Esrom
essa
Post by fabio moraes
Post by Esrom
configuração). Percebi que ao navegar por fora do firewall
eu
Post by jorhardware
Post by Esrom
Post by fabio moraes
Post by Eduardo Rigler
consigo
Post by fabio moraes
Post by Esrom
Post by Eduardo Rigler
Post by fabio moraes
Post by Esrom
Post by fabio moraes
Post by Esrom
54Mbps. A placa de rede de servidor é Gigabit mas o Pfsense
não
Post by Esrom
Post by fabio moraes
Post by Eduardo Rigler
Post by fabio moraes
Post by Esrom
reconhece
Post by fabio moraes
Post by Esrom
essa velocidade.
Aqui na estrutura de rede tenho uma outra camada de
Firewall
Post by jorhardware
Post by Esrom
que
Post by fabio moraes
Post by Eduardo Rigler
Post by fabio moraes
Post by Esrom
trabalha
Post by fabio moraes
Post by Esrom
respectivamente com vários links em outra estrutura física
de
Post by jorhardware
Post by Esrom
Post by fabio moraes
rede
Post by Eduardo Rigler
Post by fabio moraes
Post by Esrom
Post by fabio moraes
Post by Esrom
Pfsense reconhece todas a placas de rede gigabit com
1000BaseT
Post by Esrom
Post by fabio moraes
Post by Eduardo Rigler
Post by fabio moraes
Post by Esrom
Post by fabio moraes
FullDuplex.
Post by Esrom
Os dois estão com a mesma versão.
Alguém da lista já teve algum problema parecido? O Pfsense
não
Post by Esrom
Post by fabio moraes
Post by Eduardo Rigler
Post by fabio moraes
Post by Esrom
Post by fabio moraes
reconhecer a
Esrom
2018-04-04 13:22:13 UTC
Boa dica, vou ver as possibilidades da aquisição do ServerU. Obrigado!
Post by Esrom
Post by fabio moraes
Post by Eduardo Rigler
(host <=> VM). Tentou outros modelos? Tem VLANs nas interfaces?
Eu configuraria outra VM em paralelo para fazer alguns testes desse
tipo.
Post by fabio moraes
Post by Eduardo Rigler
[]'s
Post by Eduardo Rigler
Post by Esrom
Post by fabio moraes
Post by Eduardo Rigler
Post by fabio moraes
Post by Eduardo Rigler
Post by fabio moraes
Post by Esrom
Post by fabio moraes
Post by Esrom
Hyper-V(Windows Server 2008 r2), tenho um link dedicado nesse
Firewall
Post by Esrom
de
Post by fabio moraes
Post by Esrom
10/10Mbps que navega com essa respectiva velocidade há pelo
menos
Post by fabio moraes
Post by Eduardo Rigler
Post by fabio moraes
Post by Esrom
quatro
Post by fabio moraes
Post by Esrom
anos(a velocidade da placa física está como "auto
selecionar",
Post by Esrom
no
Post by fabio moraes
Post by Eduardo Rigler
Post by fabio moraes
Post by Esrom
status
Post by Esrom
tinha 35Mbps em 100BaseTX, tenho no cenário um grupo de
Gateway
Post by Esrom
Post by fabio moraes
Post by Eduardo Rigler
para
Post by fabio moraes
Post by Esrom
essa
Post by fabio moraes
Post by Esrom
Post by Eduardo Rigler
Post by fabio moraes
Post by Esrom
Post by fabio moraes
Post by Esrom
54Mbps. A placa de rede de servidor é Gigabit mas o Pfsense
não
Post by Esrom
Post by fabio moraes
Post by Eduardo Rigler
Post by fabio moraes
Post by Esrom
reconhece
Post by fabio moraes
Post by Esrom
essa velocidade.
Aqui na estrutura de rede tenho uma outra camada de Firewall
que
Post by fabio moraes
Post by Eduardo Rigler
Post by fabio moraes
Post by Esrom
trabalha
Post by Eduardo Rigler
Post by fabio moraes
Post by Esrom
Post by fabio moraes
Post by Esrom
Pfsense reconhece todas a placas de rede gigabit com
1000BaseT
Post by Esrom
Post by fabio moraes
Post by Eduardo Rigler
Post by fabio moraes
Post by Esrom
Post by fabio moraes
FullDuplex.
Post by Esrom
Os dois estão com a mesma versão.
Alguém da lista já teve algum problema parecido? O Pfsense
não
Post by Esrom
Post by fabio moraes
Post by Eduardo Rigler
Post by fabio moraes
Post by Esrom
Post by fabio moraes
reconhecer a
Gabriel O. Franca
2018-04-04 13:29:09 UTC
Uso o pfsense em diversos clientes virtualizados no vmware esxi sem
nenhum problema.

Att,

Gabriel Franca
Post by Eduardo Rigler
Post by fabio moraes
[...]
Post by fabio moraes
Post by Eduardo Rigler
[]'s
Post by Eduardo Rigler
Post by Eduardo Rigler
Post by fabio moraes
Post by Esrom
Post by fabio moraes
Post by Esrom
Hyper-V(Windows Server 2008 r2), tenho um link dedicado nesse
Firewall
Post by Esrom
de
Post by fabio moraes
Post by Esrom
10/10Mbps que navega com essa respectiva velocidade há pelo
menos
Post by fabio moraes
Post by Eduardo Rigler
Post by fabio moraes
Post by Esrom
quatro
Post by fabio moraes
Post by Esrom
anos(a velocidade da placa física está como "auto selecionar",
no
Post by fabio moraes
Post by Eduardo Rigler
Post by fabio moraes
Post by Esrom
status
Post by Esrom
tinha 35Mbps em 100BaseTX, tenho no cenário um grupo de Gateway
para
Post by fabio moraes
Post by Esrom
essa
Post by fabio moraes
Post by Esrom
Post by Eduardo Rigler
Post by fabio moraes
Post by Esrom
Post by fabio moraes
Post by Esrom
essa velocidade.
Aqui na estrutura de rede tenho uma outra camada de Firewall
que
Post by fabio moraes
Post by Eduardo Rigler
Post by fabio moraes
Post by Esrom
trabalha
Post by Eduardo Rigler
Post by fabio moraes
Diogo Dalfovo
2018-04-05 13:22:50 UTC
Bom dia,

Então, usei o Pfsense no Hyperv nas versões anteriores e realmente a
velocidade da interface era o empecilho que em produção daria muitas dores
de cabeça.
Tenho instalado desde a versão do Xenserver 6.2 que vim atualizando ate a
7.2 com aproximadamente 50 Pfsenses virtualizados em diferentes
configurações (Ipsec, openvpn, proxy, roteamento, etc. De grande e pequeno
porte). E tudo rodando liso usando 1Gbps de rede normalmente. O no
Xenserver é necessário desabilitar o other-config:ethtool-tx="off" e
other-config:ethtool-rx="off"das interfaces que o Pfsense utiliza.

Tenho também em VMware e roda bem tranquilo.
Post by fabio moraes
Sry, human detected...lol...
Formata tudo e coloca um sistema operacional mais moderno..
Fábio B. Moraes
*Fones: (53) 98112.1173 (51) **99835.1283*
Post by fabio moraes
Boa noite,
Post by Esrom
O chipset é HP, o servidor que virtualiza esse cenário é um hp
proliant
dl360p gen8 com um placa de rede de 4 portas.
Post by fabio moraes
Post by Esrom
Bom dia!!
Post by fabio moraes
Post by Esrom
Post by fabio moraes
Post by Esrom
O Pfsense 2.4.2 está instalado em uma máquina virtual na
plataforma
Hyper-V(Windows Server 2008 r2), tenho um link dedicado nesse
Post by fabio moraes
Post by Esrom
Post by fabio moraes
Firewall
de
Post by fabio moraes
Post by fabio moraes
Post by fabio moraes
Post by fabio moraes
Post by Esrom
Post by fabio moraes
configuração). Percebi que ao navegar por fora do firewall eu
consigo
chegar à 120Mbps, mas quando passa pelo Firewall ele vai no
Post by Esrom
Post by fabio moraes
máximo
Post by fabio moraes
54Mbps. A placa de rede de servidor é Gigabit mas o Pfsense não
Post by Esrom
Post by fabio moraes
reconhece
essa velocidade.
Post by fabio moraes
Post by fabio moraes
Post by fabio moraes
Post by Esrom
Pfsense reconhece todas a placas de rede gigabit com 1000BaseT
Post by fabio moraes
FullDuplex.