[Pfsense-pt] disco 100% - pfsense / melhores praticas para cache squid
Marcel Laino
2018-01-15 16:18:36 UTC
Pessoal,

ja tive problemas com disco lotado no pfsense 2x causando travamentos no
servido do squid e squidguard.

Gostaria de uma ajuda para configurar uma tarefa no cron para limpeza
automatica dos reports do lightsquid. E se for o caso de outros arquivos de
log que ajudem a liberar espaco em disco.

Outro assunto, é gostaria de saber as melhores praticas para configuracoes
da aba cache do squid. Tenho duvidas de qual a melhor forma para configurar.

Att,

*Marcel Laino*
Vivo: (11) 95287-5837
***@gmail.com
facebook.com/marcellaino <http://Facebook.com/marcellaino>
youtube.com/marcellaino
br.linkedin.com/in/marcellaino
google.com/+MarcelLaino

<https://mailtrack.io/> Enviado com Mailtrack
<https://chrome.google.com/webstore/detail/mailtrack-for-gmail-inbox/ndnaehgpjlnokgebbaldlmgkapkpjkkb?utm_source=gmail&utm_medium=signature&utm_campaign=signaturevirality>
Eduardo Rigler
2018-01-15 16:48:47 UTC
Não é tamanho do cache do Squid que está lotando o disco?

Os arquivos do lightsquid são pequenos, por curiosidade fui olhar um dos
meus servidores e a pasta "/var/lightsquid/report" está com 1.7G e tem mais
de 1 ano de log de uma rede com mais de 150 máquinas.

Sobre o cache, eu uso pequeno (2048MB, e já acho demais), diante das
velocidades de internet atuais usar um tamanho muito grande mais atrapalha
do que ajuda, principalmente se o I/O do servidor for baixo.

[]´s
bacteria_ UnknowN-ConnectioN
2018-01-15 16:53:51 UTC
Seu problema é muito mais simples de se resolver do que parece.

Basta fazer um calculo simples entre rotatividade e retençao dos logs.

E fazer um calculo do espaço que sera utilizado pelo squid.

Só calcular tudo de acordo com o espaço que voce tem disponivel no disco
juntamente com sua necessidade, nao precisa criar script nem nada, apenas
configurar os serviços corretamente.

Espero ter ajudado.
Abraços.
Marcel Laino
2018-01-15 21:04:07 UTC
Ok mais qual seria essa conta? Na aba cache.. tem diversos campos para
configurar, tamanho pot arquivo, minimo, maximo..

Nunca tive problema.com isso, mas como esta acontecendo.. gostaria de saber
qual configuracao eh mais utilizada ou o que recomendam as melhores
praticas..

[...]

Eduardo Rigler
2018-01-15 23:45:49 UTC
Já deu uma lida na documentação do pfsense/squid ou mesmo no Google?

https://doc.pfsense.org/index.php/Setup_Squid_as_a_Transparent_Proxy

Se você falar sobre o seu cenário e postar as suas configurações atuais
(incluindo o hardware em uso) talvez possamos te ajudar melhor.

[]'s