[Pfsense-pt] Upgrade!
Glênio Côrtes Himmen
2017-10-18 19:38:14 UTC
Colegas,

Hoje o pfSense lançou a versão 2.4.0.

Na hora que o programa terminou o upgrade e fez o reboot, o pfSense
trava na mensagem Generating RRD Graphics.

Não atualize seu pfSense.

Eu formatei e voltei para a versão 2.2.5 x64 e refis o update e upgrade
voltando o backup de ontem a noite até a versão final e o travamento
volta a acontecer.
--
Glenio Cortes Himmen
***@aparecida.go.gov.br
www.aparecida.go.gov.br
Eduardo Rigler
2017-10-18 20:12:17 UTC
Glênio,

Na verdade saiu há quase uma semana. Não atualizei nenhum dos meus pois
vários deles estão distantes e já tive problemas com versões iniciais de
major releases.

Após o problema você instalou a versão 2.2.5, atualizou para a última
estável (2.3.4) e tentou atualizar novamente para a 2.4? Em seu lugar eu
teria feito um clean install da 2.4, restaurava as configurações/pacotes e
pronto, inclusive é isso que o pessoal recomenda em caso de problemas
pós-upgrade.

Você só faz backup com gráficos RRD? Eu peguei o costume de fazer backup
somente dos pacotes e configurações, principalmente porque desde a versão
2.3 os gráficos ficaram tão ruins e confusos que perderam a serventia pra
mim.

[]´s

Eduardo Santos - Barros
2017-10-18 20:18:45 UTC
A atualização saiu desde o dia 12/10.

Fiz a atualização sem querer querendo no dia 13, mas não sei bem o motivo
deu um problema no PHP e não tava abrindo o webconfigurator.
Depois de mover uns arquivos .php consegui abrir, mas não estou conseguindo
instalar ou excluir qualquer pacotes.
Mas está funcionando normal. :/

Agora estou preparando outro aqui para voltar as factores default desse e
subir o backup de configuração.
Post by Eduardo Rigler
[...]
Que a graça e a paz que excede todo o entendimento seja com todos, para
todo o sempre...amém!!!
Elias Pereira
2017-10-19 02:05:38 UTC
Essa nova versão esta com o freebsd 11. Muitas mudanças. E também muitas
mudanças da versão 2.2.5 pra 2.4. Sempre devemos ler os changelogs e fazer
testes em um ambiente de testes.
Fábio Sant'Ana
2017-10-19 02:36:57 UTC
Eu instalei do zero essa versão e coloquei o backup da versão antiga... não
tive problemas. Importou, configurei as interfaces e ficou redondo.
Post by Elias Pereira
Essa nova versão esta com o freebsd 11. Muitas mudanças. E também muitas
mudanças da versão 2.2.5 pra 2.4. Sempre devemos ler os changelogs e fazer
testes em um ambiente de testes.
Em 18 de out de 2017 18:18, "Eduardo Santos - Barros" <
Eduardo Silva ATI
2017-10-19 17:58:02 UTC
Ha alguns anos comprei um appliance pfSense direto da Netgate para ajudar
no projeto. Mantenho atualizado, por vezes esperei alguns dias, outras
vezes imediatamente quando vi o anuncio. Nunca tive problemas seguindo as
recomendacoes. Ja instalei e removi pacotes, usei comandos direto no shell,
enfim, tudo o que voce precisa de uma appliance com root shell rodando um
sistema operacional estavel.

https://www.netgate.com/solutions/pfsense/

Se voce tiver oportunidade, recomendo a compra nem que seja do modelo de
entrada SG-1000.
Post by Elias Pereira
Post by Eduardo Santos - Barros
volta
Diogo Dalfovo
2017-10-20 10:51:40 UTC
Bom dia pessoal,

Tenho um parte relativamente grande com alto consumo de rede e como o
colega falou da 2.2.x para 2.4.x houveram grandes mudanças. Todos os
upgrades do 2.3.x que é o meu parque atual que foi feito update para 2.4.x
não tive problema em nenhum.

Diogo Dalfovo.
Post by Eduardo Rigler
vários deles estão distantes e já tive problemas com versões
iniciais
Post by Fábio Sant'Ana
de
Post by Eduardo Rigler
estável (2.3.4) e tentou atualizar novamente para a 2.4? Em seu
lugar
Post by Fábio Sant'Ana
eu
Post by Eduardo Rigler
2.3 os gráficos ficaram tão ruins e confusos que perderam a
serventia
Post by Fábio Sant'Ana
pra
Post by Elias Pereira
Post by Eduardo Santos - Barros
volta
Victor Franca
2017-10-23 17:52:58 UTC
creio que o motivo de fazer o upgrade com os dados do rrd são devido à isso

https://redmine.pfsense.org/issues/5979
Post by Eduardo Rigler
Glênio,
Na verdade saiu há quase uma semana. Não atualizei nenhum dos
meus
Post by Eduardo Silva ATI
Post by Fábio Sant'Ana
pois
Post by Eduardo Rigler
vários deles estão distantes e já tive problemas com versões
iniciais
Post by Fábio Sant'Ana
de
Post by Eduardo Rigler
estável (2.3.4) e tentou atualizar novamente para a 2.4? Em seu
lugar
Post by Fábio Sant'Ana
eu
Post by Eduardo Rigler
somente dos pacotes e configurações, principalmente porque desde
Post by Eduardo Silva ATI
Post by Fábio Sant'Ana
versão
Post by Eduardo Rigler
2.3 os gráficos ficaram tão ruins e confusos que perderam a
serventia
Post by Fábio Sant'Ana
pra
Post by Elias Pereira
Post by Eduardo Santos - Barros
volta
Post by Fábio Sant'Ana
Post by Elias Pereira
Post by Eduardo Santos - Barros
todo o sempre...amém!!!
Atenciosamente

Victor França

Analista de Suporte

EW Informática

Rua Uruguaiana nº 10, Sala 309 - Rio de Janeiro, Centro.

+55 21 3203 - 0368 (Opção 5)
+55 21 99519 - 5342 (VIVO)

e-mail: ***@ewinfo.com.br
GTalk: ***@ewinfo.com.br

Acesse nosso site http://ewinfo.com.br e solicite seu atendimento pelo
nosso chat on-line
Eduardo Rigler
2017-10-25 21:39:09 UTC
Ontem às noite criei coragem e atualizei meus primeiros 2 servidores
remotamente.

Uma pequena demora no reboot para a 2.4.0 mas deu tudo certo, ao voltar já
apareceu o update da 2.4.1 e mandei ver em também.

Ambos 100% ao longo do dia de hoje, apenas em um deles tive que reinstalar
o ntopng, no mais tudo certo.

[]'s

Post by Eduardo Rigler
Glênio,
Na verdade saiu há quase uma semana. Não atualizei nenhum dos
meus
Post by Eduardo Silva ATI
Post by Fábio Sant'Ana
pois
Post by Eduardo Rigler
vários deles estão distantes e já tive problemas com versões
iniciais
Post by Fábio Sant'Ana
de
Post by Eduardo Rigler
estável (2.3.4) e tentou atualizar novamente para a 2.4? Em seu
lugar
Post by Fábio Sant'Ana
eu
Post by Eduardo Rigler
somente dos pacotes e configurações, principalmente porque desde
Post by Eduardo Silva ATI
Post by Fábio Sant'Ana
versão
Post by Eduardo Rigler
2.3 os gráficos ficaram tão ruins e confusos que perderam a
serventia
Post by Fábio Sant'Ana
pra
Post by Elias Pereira
Post by Eduardo Santos - Barros
volta

nosso chat on-line
Glênio Côrtes Himmen
2017-10-24 20:21:41 UTC
Uma dúvida,

Na mídia que eu gerei, ao inicializar para começar a instalação ele
pergunta se eu quero utilizar a imagem 0 ou a imagem 1 e já traz por
default a resposta imagem 0.

Acabei de fazer a instalação do zero, ele inicia normalmente, utilizei
todas as opções padrão da instalação, não coloquei nem a CP850 que vem
de sugestão.

A instalação é realizada, inclusive com o download de arquivos da Internet.

No final ele pergunta se eu desejo executar um shell e fazer alguma
instalação/configuração personalizada, eu informei que não precisava.

Após o boot, eu retiro a mídia de instalação, executa o boot e segue o
carregamento do S.O. normalmente, até na opção em que ele escreve
conforme abaixo.

Warning: Configuration references interfaces that do not exist: em1

Network interface mismatch -- Running interface assignment option.

Pronto, não sai desta situação.

Aceito todas as sugestões dos amigos e vou baixar o instalador via
PENDRIVE para testar depois de tentar pelas respostas dos amigos.
--
Glenio Cortes Himmen
***@aparecida.go.gov.br
www.aparecida.go.gov.br
Renato Botelho
2017-10-26 09:26:31 UTC
[...]
A última mensagem que ele mostra é esse Warning? Não aparece opções
abaixo disso que te permitem configurar as interfaces de rede?
--
Renato Botelho